Membros e simpatizantes do partido Frelimo e do Movimento Democrático de Moçambique procuraram manchar a cerimónia alusiva ao Dia dos Heróis Moçambicanos na praça dos Heróis, na cidade de Nampula. Tudo começou quando os jovens do partido no poder tentaram, sem sucesso, bloquear as vias que dão acesso àquele local para impedir a presença dos do MDM, ao mesmo tempo que entoavam canções intimidatórias, numa clara partidarização do evento.
Por seu turno, e em jeito de resposta, os jovens do partido do galo também começaram a entoar canções com mensagens críticas ao partido Frelimo.
Porém, apesar disso, não há registo de actos de agressão ou pancadaria. Entretanto, a situação só foi ultrapassada com a intervenção de alguns dirigentes de instituições públicas, que apelaram os protagonistas a baixarem os ânimos.
Discursando no local, a governadora da província de Nampula, Cidália Chaúque, instou os jovens a seguirem os exemplos dos heróis nacionais para trabalhar na luta contra a pobreza e o desemprego.”Os libertadores desta pátria deram o seu contributo para livrar o povo dos colonizadores. Agora é chegada a hora de os jovens se dedicarem à formação profissional e à promoção do auto-emprego”.