Pelo menos 13 pessoas morreram, 15 contraíram ferimentos graves e nove ligeiros em consequência de cinco acidentes de viação registados pela Polícia, no último fim-de-semana, nos distritos de Nicoadala, Gurúè e Mocuba, na província da Zambézia.
Estevão Norte, porta-voz adjunto do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, explicou que dois cidadãos perderam a vida em igual número de sinistros rodoviários, nomeadamente queda de passageiro e despiste e capotamento de uma viatura por mau posicionamento de passageiro e excesso de velocidade.
Além disso, uma motorizada colidiu frontalmente com uma viatura de transporte semicolectivo de passageiros, tendo o condutor do ciclomotor morrido no local. Os restantes 10 sinistros que também causaram vítimas mortais foram do tipo choque entre carros e acontecerem no distrito de Gurúè em resultado da condução sob efeito de álcool, de acordo com Estevão Norte.
Na capital do país, 15 acidentes de viação causaram a morte de duas pessoas, 11 feridos graves e nove ligeiros, na semana de 03 a 09 de Fevereiro em curso, devido a atropelamentos, queda de passageiros, choques entre carros e contra motorizadas, despistes e capotamento.
Orlando Modumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 3.060 viaturas, impôs 1.161 multas aos infractores, submeteu ao teste de alcoolemia 101 automobilistas, dos quais 52 conduziam em estado de embriaguez.