O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) na cidade Nampula, Norte de Moçambique, está a fornecer água com dificuldades aos munícipes das zonas cimento e periférica, embora se esperava que nesta época chuvosa a situação pudesse melhorar.
Há mais de uma semana que as torneiras de alguns bairros periféricos e da zona cimento da urbe, como é o caso de Mutava-Rex, concretamente, na Unidade Comunal Samora Machel, Namutequeliua, Piloto e Muhala, não pingam uma gota sequer do precioso líquido.
Alguns munícipes disseram à nossa Reportagem que o problema está a criar constrangimentos nas suas casas e na autarquia. Ângela de Castro, residente na Unidade Comunal Samora Machel, no bairro de Mutava-Rex, disse que quando a água jorra nas torneiras é das 23 às 02 horas de madrugada.
As pessoas são obrigadas a interromper o sono para encher os seus reservatórios. No mesmo bairro, o @Verdade entrevistou Noémia Ntimawaque. Disse que devido à falta de água as condições de higiene são precárias nalgumas famílias.
Outros residentes queixaram-se de estar a ser abastecidos com água turva e receiam que haja eclosão de doenças.