Os dois primeiros classificados da tabela, a Liga Muçulmana e o Maxaquene, defrontam-se neste sábado (10), na Matola C, em partida da oitava jornada do Moçambola, edição 2014. Os tricolores não assumem o favoritismo e a Liga pensa somente na vitória.
Vários factores vão em jogo neste desafio que terá, igualmente, um quarteto de arbitragem de peso ora liderado por Samuel Chirindza - eleito árbitro mais regular da edição passada do Moçambola, coadjuvado Teófilo Mungoi, Baltazar Hilário e António Munguambe.
O primeiro está relacionado, sem sombra de dúvidas, com a liderança da prova. Os dois conjuntos, refira-se, estão colados no topo da tabela classificativa, ambos com 17 pontos o que, em caso de alguma vitória, poderemos ter um líder isolado.
O outro “condimento” que centra as atenções para este derby da capital do país diz respeito à invencibilidade dos dois conjuntos. Quer a Liga Muçulmana, quer o Maxaquene, ainda não perderam sequer uma partida desde o arranque da competição, estando igualados nas estatísticas com cinco vitórias e dois empates.
Outros dois detalhes, que não deixam esta partida ser menos importante, dizem respeito ao facto de defrontarem as duas equipas com o melhor registo ofensivo do Moçambola, bem como dois jovens treinadores que em tempos idos jogaram lado a lado na saudosa selecção nacional de futebol.
Maxaquene nega o favoritismo
Apesar de se saber que o objectivo do Maxaquene é de vencer este confronto e ascender à liderança da prova, no clube tricolor o discurso é comedido, humilde e de quem só vai para mais um jogo. “Vamos defrontar uma equipa que passa por um bom momento de forma. Esperamos colocar em prática tudo o que andámos a treinar e sair do campo da Liga com um bom resultado”, disse Chiquinho Conde.
No seio dos jogadores, o discurso também não foge aos ditos do treinador, mas numa perspectiva de atribuir o favoritismo à Liga Muçulmana.
Já nas bandas da Matola C, o pensamento gira em torno da conquista de três pontos. Ou seja, “queremos continuar a lutar pelos nossos objectivos, que passam necessariamente por vencer os jogos. Porém estamos cientes de que para isso é preciso muito trabalho”, de acordo com Sérgio Faife Matsolo.
Quadro completo de jogos
Sábado (10), 15h: Liga Muçulmana X Maxaquene (Campo da Matola C)
Sábado (10), 15h: Ferroviário de Maputo X Ferroviário de Pemba (Estádio da Machava)
Domingo (11), 15h: Clube de Chibuto X HCB de Songo (Campo do Chibuto)
Domingo (11), 15h: Costa do Sol X Têxtil de Púnguè (Campo do Costa do Sol)
Domingo (11), 15h: Desportivo de Nacala X Estrela Vermelha da Beira (Campo da Bela Vista)
Domingo (11), 15h: Ferroviário de Quelimane X Ferroviário de Nampula (Campo do Sporting de Quelimane)
Domingo (11), 15h: Ferroviário da Beira X Desportivo de Maputo (Caldeirão do Chiveve)