O filme de animação "OS pestinhas e o ladrão de brinquedos" ou, em inglês, "The brats and the toy thief" produzido pela FX, Lda. sob a realização do arquitecto Nildo Essá, em Moçambique, foi nomeado para o Prémio de Melhor Animação de 2014, entre os 5 finalistas, do Africa Movie Academy Awards, ao lado de “Khumba”, com um elenco americano de renome, a mais recente produção cinematográfica em animação da África do Sul, e um orçamento estimado em cerca de 20 milhões de dólares.
Concorrem igualmente, "The Hare and the Lion", do Burkina Faso, "Thank God it's Friday" de Marrocos e "Leila", da Nigéria. Nildo Essá estará presente no festival, partindo a dia 20 de Maio para Yenagoa, na Nigéria, onde representará, a 24 de Maio, na cerimónia de entrega de prémios, o seu esforço e génio individual, e todo o cinema feito em Moçambique.
“Os pestinhas e o ladrão de brinquedos” foi produzido sem orçamento e apenas com o desejo de aprender e provar que, de Moçambique, também pode sair material de altíssima qualidade, no que diz respeito a filmes animados”, afirma o realizador. O filme teve estreia em finais de Junho de 2013 no Fórum de Cinema de Curtas Metragens, o KUGOMA, tendo sido excepcionalmente bem recebido pelo público de todas as idades. Desde então corre o mundo, tendo sido, até agora, selecionado oficialmente para festivais em Lisboa, Roma e Veneza.
Escrito por Redacção