Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

"Maningue Nice" volta as estradas e a causar acidentes de viação em Moçambique

$
0
0

Um autocarro de passageiros despistou-se na manhã deste domingo (13) na Estrada Nacional nº1,  na região de Nhamapadza, no distrito de Marínguè, na província central de Sofala, ferindo 42 pessoas três das quais em estado grave. O autocarro pertence a companhia "Maning Nice" cuja licença de exercício de transporte rodoviário interprovincial esteve suspensa entre 14 de Abril e o início do mês de Julho do corrente ano.

O excesso de velocidade foi a causa aparente do sinistro que, segundo fontes não oficiais poderá ter causado vítimas mortais. Os 39 feridos ligeiros receberam cuidados médicos no Hospital distrital de Gorongosa. Os três feridos graves foram transferidos para o Hospital Central da Beira.

Recorde-se que o excesso de velocidade foi uma das razões evocadas pelo Governo quando a 14 de Abril do corrente ano decidiu suspender temporariamente a licença de exercício de transporte rodoviário interprovincial desta empresa cujos autocarros constantemente se envolviam em acidentes de viação mortíferos.

Na altura da suspensão o Ministério dos Transportes e Comunicações fundamentou a sua decisão no facto de haver concluído que as advertências e outras sanções menos severas não estavam a dar resultados, ou seja, a "Maningue Nice" continuava a envolver-se em acidentes de viação causadas, maioritariamente, pelo mau comportamento dos seus motoristas.

Entretanto, no início do corrente mês de Julho, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, levantou a suspensão da empresa “Maning Nice” na sequência da recomendação feita por uma equipa constituída por técnicos dos ministérios dos Transportes e Comunicações e do Interior que trabalhou na empresa “Maning Nice” nos dias 12 e 13 de Junho passado, onde terá constatado haver progressos significativos na concepção e implementação de medidas recomendadas para a melhoria do comportamento dos motoristas e gestores daquela empresa nas estradas.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095