Edmilson e Hermenegildo fazem reviravolta e os "Mambinhas" vencem Angola em jogo da 1a mão da segunda eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) sub-17 de 2015.
A selecção nacional de sub-17 começou a partida, neste sábado, no campo da Liga Muçulmana na Matola, na mó de cima, criando a primeira oportunidade de golo a passagem do minuto quatro, Hermenegildo dentro da grande área remata forte para uma excelente intervenção de Colo.
Na resposta os forasteiros inauguraram o placar, num lance infeliz do guarda-redes António, que na tentativa de defender a bola vê a mesma a passar por meio das suas pernas, diga-se, o golo dos palancas negras foi contra a corrente do jogo.
Em desvantagem, a equipa nacional não abaixou os braços e a passagem do minuto 35, Edmilson do meio da rua desfere um portentoso remate, obrigando Colo a aplicar-se para evitar o golo. Os angolanos foram ao intervalo em vantagem.
No reatamento, os “Mambinhas” entraram transfigurados, contra uma Angola que optou por baixar as suas linhas, com prespectiva de explorar a velocidade de Nelson que era uma seta apontada a baliza de António.
O tento do empate da selecção anfitriã chegaria a passagem do minuto 79, Hermenegildo flecte pela direita e cruza para a marca de grande penalidade, onde estava Edmilson que aproveita a desatenção da defesa contrária para fazer o empate.
Com o golo os Mambinhas ficaram mais galvanizados e obrigaram o seu rival a recuar no relvado. Volvidos seis minutos apos o empate, Moçambique daria a reviravolta no marcador, Hermenegildo do meio da rua remate colocado e a bola só foi cair no fundo das redes de Colo, fixando o resultado em 2 a 1.
As reacções dos intervenientes
“Foi um jogo que dominamos desde o primeiro ao último minuto, sofremos um golo contra a corrente do jogo, mais conseguimos correr atras do prejuízo e felizmente alcançamos a vitória, aliando a boa exibição, estão de parabéns os meus jogadores pelo excelente jogo que fizeram. Vamos saborear esta a triunfo a pensar na partida da segunda mão daqui há quinze dias” disse Dário Monteiro
“Dou os parabéns a selecção moçambicana pela grande exibição que fez, não conseguimos implantar o nosso modelo do jogo, perdemos hoje mas ainda temos um jogo em casa, vamos trabalhar para dar a volta a eliminatória” declarou Nzunzi Andrade seleccionador de Angola.
A segunda mão será disputada daqui há 15 dias em Luanda.