Os sete grupos que devem disputar a última volta das eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015 estão agora completos com o encerramento da terceira ronda das preliminares que, no último fim de semana, ditaram a qualificação de Moçambique, Lesoto, do Uganda, do Ruanda, do Botswana, da Serra Leoa e do Malawi, que vão juntar-se às 21 equipas que disputarão as 15 vagas disponíveis.
Moçambique, que derrotou a Tanzânia por 2-1, 4-3 no agregado das duas eliminatórias, vai juntar-se a Zâmbia, Cabo Verde e Níger no Grupo F.
O Malawi e o Ruanda obtiveram a sua qualificação para a última volta das eliminatórias no termo da sessão da marcação de penalidades. O Ruanda bateu a equipa visitante, o Congo, por 2-0 e voltou à igualdade de pontos 2-2, o que necessitou também da marcação de penalidades para determinar o vencedor. O Ruanda junta-se assim Nigéria, à África do Sul e ao Sudão no Grupo A da última volta das eliminatórias.
Por seu turno, o Malawi, jogando em casa, bateu o Benin por 1-0, levando as duas equipas também à igualdade de pontos, antes de o Malawi impor-se na marcação de penalidade por 4-3. O Malawi juntou-se ao Mali, à Argélia e à Etiópia no Grupo B da última volta das eliminatórias.
O Botswana empatou por 1-1 no termo do jogo da segunda mão contra a equipa visitante, a Guiné-Bissau, e qualifica-se graças ao agregado de 3-1 nos dois jogos, o que leva o primeiro a juntar-se, no Grupo G da última volta eliminatória, à Tunísia, ao Egito e ao Senegal.
A Serra Leoa acede à última volta graças à desistência das ilhas Seicheles por razões de receios em torno do surto de ébola. A Serra Leoa juntou-se à Costa do Marfim, aos Camarões e à República Democrática do Congo no Grupo D para a última volta preliminar.
Composição dos sete grupos:
Grupo A: Nigéria, África do Sul, Sudão e Ruanda;
Grupo B: Mali, Argélia, Etiópia e Malawi;
Grupo C: Burkina Faso, Angola, Gabão e Lesoto;
Grupo D: Costa do Marfim, Camarões, RD Congo e Serra Leoa;
Grupo E: Gana, Togo, Guiné Conacri e Uganda;
Grupo F: Zâmbia, Cabo Verde, Níger e Moçambique;
Grupo G: Tunísia, Egito, Senegal e Botswana.
Na fase de grupos, as equipas disputarão os jogos (da primeira e da segunda mãos) entre Setembro e Novembro de 2014, as duas primeiras de cada grupo e a melhor terceira equipa (todos os grupos) qualificam-se para a fase final do CAN previsto para 17 Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015 no Marrocos.
O Marrocos, país anfitrião da competição, está automaticamente qualificado.