Um homem munido de catana está a criar pânico no bairro da Polana Caniço “B”, na cidade de Maputo. Os moradores andam apreensivos e inseguros porque o suposto “homem-catana” agride qualquer pessoa que for a interpelar no período nocturno.
Alguns residentes daquele bairro disseram ao @Verdade que há um recolher obrigatório a partir da 20 horas. O alegado suicida, segundo nos contaram, para além de agredir, apodera-se dos bens das suas vítimas. Há uma insegurança generalizada na zona.
Lina Mondlane, de 54 anos de idade, afirmou que "ele (o “homem-catana”) obriga os moradores a serem mais vigilantes, apesar do medo, e desconfiam de tudo e todos porque a patrulha da Polícia não se faz sentir. Não há sossego no bairro, o malfeitor não escolhe as vítimas e parace que o seu objectivo é apoderar-se de todos os bens da pessoa."
Sebastião Zefanias revelou que as pessoas já não circulam livremente no período nocturno. A Polícia foi informada mas ainda não conseguiu neutralizar o agressor. “Já perdemos muitos bens, principalmente os que estudam ou regressam dos seus postos de trabalho a noite.”