Quarenta e quatro pessoas perderam a vida e 48 contraíram ferimentos graves e ligeiros, em resultado de 51 acidentes de viação ocorridos na semana de 22 a 28 de Setembro, em diferentes rodovias de Moçambique.
Destes sinistros rodoviários, a Polícia lamenta a ocorrência de 31 atropelamentos e 21 choques entre viaturas. Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), o excesso de velocidade e as ultrapassagens irregulares foram as causas que contribuíram para o derrame de sangue e luto nas estradas.
"Estes incidentes constituem uma preocupação, pese embora, na leitura de alguns automobilistas, não signifiquem nada, pois são vidas perdidas. O maior capital de um país é a vida humana", explicou Cossa.
Com vista a inverter esta situação, a Policia de Transito (PT) fiscalizou 21.219 viaturas, das quais apreendeu 27 por diversas deficiências mecânicas. Na mesma operação, a corporação emitiu 3.203 avisos de multa a infractores, tendo retido 44 cartas de condução porque os seus titulares conduziam em estado de embriaguez.