A Liga Desportiva Muçulmana de Maputo entrou com goleada na edição 2013 do Moçambola. A vítima da fúria dos Muçulmanos foi o Têxtil de Púnguè, em jogo que teve lugar no Campo da Liga na Matola, na tarde deste domingo (31). Foi o resultado mais dilatado desta primeira jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, certame que arrancou na tarde do último sábado, com o pontapé de saída dado pelo Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, e que registou 14 golos.
A Liga Muçulmana justificou o facto de ser a equipa mais rodada - se atendermos que esteve envolvida na Afrotaças e na Taça de Honra da cidade de Maputo - ao cilindrar em todos os sentidos o Têxtil de Púnguè, equipa que tão cedo perdeu argumentos para surpreender o adversário.
Aliás, diga-se, em abono da verdade, que depois do minuto 12 os fabris sumiram praticamente do campo. De tentativa em tentativa, de insistência em insistência, o primeiro golo dos muçulmanos surgiu volvidos 28 minutos e teve assinatura de Josimar. O mesmo jogador, dois minutos mais tarde, fez a assistência que resultou no segundo tento dos muçulmanos, ora marcado pelo goleador do Moçambola 2012, o Sonito.
Na segunda parte, os muçulmanos não abrandaram e pareceu que estivessem sozinhos dentro das quatro linhas, tal como justificou o golo de Hélder Pelembe, o terceiro do encontro.
Já perto do fim, Rachid, médio adaptado a lateral que trocou a camisola do Ferroviário de Maputo pelo da Liga, fechou as contas do jogo em 4 a 0.
Ainda neste domingo (31), no campo da Machava, ora do Matchedje, o HCB de Songo conquistou os três primeiros pontos da prova, com uma vitória tangencial (1 - 0) sobre a equipa militar da capital do país.
Eis o quadro completo de resultados:
Maxaquene 1 - 0 Costa do Sol
Vilankulo FC 1 - 0 Ferroviário de Nampula
Liga Muçulamana 4 - 0 Têxtil de Púnguè
Matchedje 0 - 1 HCB de Songo
Desportivo de Nacala 1 - 1 Clube de Chibuto
Chingale de Tete 0 - 1 Ferroviário de Maputo
Estrela Vermelha da Beira 2 - 2 Ferroviário da Beira