Quatro pessoas perderam a vida e um número não especificado contraiu ferimentos graves e ligeiros nos distritos de Nicuadala, Morrumbala e Derre, na província da Zambézia, em consequência de três acidentes de viação ocorridos no sábado (01) e domingo (02) passados.
Um dos sinistros foi do tipo atropelamento vitimou uma senhora e o seu filho na ponte sobre o rio Luala, onde encontraram a morte. O condutor que protagonizou o sinistro se fazia transportar numa viatura com a matrícula ACF 999 MC. O excesso de velocidade e a condução em estado de embriaguez são apontadas como as principais causas.
Na província de Cabo Delgado, um minibus de transporte semicolectivo de passageiro capotou, matou cinco pessoas e feriu outras sete no distrito de Ancuabe. O acidente aconteceu na tarde de sábado (01), na Estrada Nacional número 106 (EN106), e resultou do rebentamento de um dos pneus da viatura.
Segundo as autoridades locais, o motorista pôs-se aos fresco e deixou as vítimas à sua sorte. A viatura seguia o trajecto Pemba/Montepuez. Em Nampula, na passada quarta-feira (28), duas pessoas morreram também em resultado de acidentes de viação. Consta que o carro envolvido na desgraça despistou por causa do excesso de velocidade.
Miguel Bartolomeu, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, disse que entre 28 e 31 de Outubro foram fiscalizadas 3.507 veículos, emitidos 406 avisos de multa por diversas irregularidades e dois cidadãos estão detidos por condução ilegal.
Enquanto isso, Elsidia Filipe, porta-voz da PRM na Zambézia, contou que devido a problemas passionais, um jovem de 23 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Sérgio Vasco, suicidou-se na madrugada de domingo (02) com recurso a ratex, um medicamento usado para o combate a ratos. O caso deu-se no bairro de Namuinho, na cidade de Quelimane.