Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Elefantes abatidos no canavial de Xinavane

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Na manhã de 11 de Novembro em curso, o canavial da açucareira Tongaat Hulett, no posto administrativo de Xinavane, na província de Maputo, foi visitado, inesperadamente, por quatro elefantes – presume-se que seja um casal e duas crias – aparentemente inofensivos. Não se sabe por que carga de água, mas alguém promoveu uma campanha desenfreada para o abate impiedoso dos referidos paquidermes.

@Verdade apurou que o marfim foi entregue aos Serviços Distritais das Actividades Económicas de Magude, mas não se sabe o aconteceu com a carne dos elefantes.

O autor do abate, cujo nome não nos foi revelado supostamente porque o processo está a seguir os trâmites legais na Procuradoria Provincial de Maputo, foi também identificado.

Contudo, segundo informações avançadas à nossa Reportagem, os elefantes foram chacinados por um grupo de agentes do Departamento de Fauna Bravia, com o envolvimento de gente afecta à açucareira Tongaat Hulett e um indivíduo identificado pelo nome de António Gilberto Goulap e o seu filho Vando Michel Goulap.

Consta, nos dados a que tivemos acesso, que o pai deste jovem é um ex-funcionário daquela empresa e a sua família tem sido parceira das autoridades locais na actividade de caça. Aliás, Vando Goulap já participou noutros abates de paquidermes e deixou-se fotografar abraçado a um elefante já imobilizado e aparentemente morto.

O suposto caçador deixou-se também “retratar” num momento em que simulava um gesto de afinar a pontaria com recurso a uma espingarda preparada para o abate.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
O que aconteceu em Xinavane não é necessariamente caça furtiva, mas, sim, um acto inescrupuloso contra a vida de animais, pois a partir do momento em que foram vistos a deambularem no canavial bastava informar as autoridades a fim de recolhê-los para o Parque Nacional do Limpopo, na província de Gaza.

Suspeita-se que os animais ora abatidos vieram do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, que forma o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo com o Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbabwe.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095