A Polícia de Trânsito na cidade de Nampula apreendeu, na quarta-feira (17), mais de 200 moto-táxis, por alegadamente serem maiores protagonistas dos acidentes de viação na via pública daquela circunscrição geográfica. A falta de capacete e documentação, excesso de carga, ultrapassagem contrária, e desobediência aos sinais de trânsito constituem alguns factores que levaram as autoridades da lei e ordem a tomarem aquele tipo de medida.
Segundo Miguel Bartolomeu, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, a operação de recolha de motorizadas naquela cidade visa educar e disciplinar os moto-taxistas.
A acção visa, igualmente, incutir nos utentes daquele tipo de transporte o respeito pelo Código de Estrada, de uma forma geral. Em Nampula a Polícia regista uma média semanal de 10 casos de acidentes de viação, envolvendo motociclistas, número considerado preocupante.
De acordo com Bartolomeu, receia-se que os casos de acidentes venham a aumentar durante a quadra festiva que se avizinha.