A selecção nacional de ténis nas categorias de sub-12, sub-14 e sub-16 disputa entre os dias 09 e 17 de Janeiro corrente, em Gaberone, capital do Botswana, as eliminatórias de acesso, a nível da Zona Austral, ao Campeonato Africano da modalidade que será disputado na Tunísia no segundo semestre do ano em curso. O seleccionador nacional, Armindo Nhavene, mostrou-se confiante numa boa prestação do combinado nacional.
Nestas eliminatórias, que serão disputadas na capital “tswana”, Moçambique será representado por um total de 11 tenistas nomeadamente: Armando Sigaúque e Ricardo Jorge e Ana Quessia (sub-12), Simão Hélder, Bruno Nhavene, Nicole Dias e Ubeila Bique (sub-14), sendo que Marieta Nhamitambo e Elizabeth Oliveira serão as únicas do combinado nacional na categoria de sub-16.
Segundo o seleccionador nacional, Armindo Nhavene, os 11 tenistas nacionais partem para este certame com o objectivo de ocupar as primeiras oitos posições que garantem o apuramento para o Campeonato Africano.
“Estamos cientes de que não será fácil conseguir o apuramento para o Campeonato Africano, mas vamos lutar com as armas que temos para ultrapassar todos os obstáculos que iremos encontrar no decorrer da competição de modo a marcar presença no “Africano” da Tunísia”, disse o técnico do combinado nacional para depois acrescentar que “ a nossa preparação decorreu a um bom ritmo.
Ao longo dos treinos os tenistas deram o seu melhor, por isso, acho que atingiram a sua melhor forma para lutarem pelos lugares cimeiros nesta competição com vista a alcançar os objectivos preconizados que passam por se qualificar para a VI edição do Campeonato Africano”.
Tenistas confiantes no apuramento
Por seu turno, os tenistas ouvidos pelo @Verdade mostraram-se confiantes numa boa prestação na prova que será realizada na capital do Botswana. Armindo Sigaúque, que vai procurar a qualificação para o Campeonato Africano na categoria de sub-12, declarou estar preparado para representar condignamente as cores da bandeira nacional.
“Estou deveras satisfeito por ser um dos escolhidos para representar Moçambique nesta competição. Vou-me esforçar até aos extremos para conseguir um apuramento, o que, de certa forma, vai dignificar as cores da bandeira nacional. Tivemos uma boa preparação e estou confiante numa boa prestação no Botswana”.
Por seu turno, Bruno Nhavene, actual campeão da Zona VI, revelou estar preparado para qualificar Moçambique ao Campeonato Africano. “Estou preparado para me apurar para o “Africano”. Farei tudo que estiver ao meu alcance para levar o mais alto possível o nome do meu país. Tivemos uma boa preparação e estou confiante numa boa aparição. Os meus colegas trabalharam arduamente para dignificarmos as cores da nossa bandeira”.
Já Marieta Nhamitambo, detentora do título nacional nas categorias de sub-18 e seniores disse que vai para este certame com o intuito de qualificar-se para a prova continental que será disputada na Tunísia.
“O objectivo é qualificar-me para o Campeonato Africano. Vou tentar dar o meu melhor para tornar-me a terceira moçambicana a conseguir um apuramento depois dos feitos da Laura Nhavene e Cláudia Sumaia”.
Importa referir que nas eliminatórias para o Campeonato Africano referente ao ano 2013 Moçambique participou com 12 atletas, mas apenas Cláudia Sumaia conseguiu apurar-se para a última fase, por sinal pela segunda vez consecutiva.