Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

“Electricista” morre electrocutado em Nampula

$
0
0

Um suposto electricista perdeu a vida, na última terça-feira (06), quando tentava garantir o fornecimento da energia eléctrica a um grupo de moradores do bairro de Napipine, arredores da cidade de Nampula. Trata-se de mais um caso de ligações clandestinas de corrente eléctrica que termina em tragédia naquele ponto do país.

Um electricista ambulante, de aproximadamente 30 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Mendonça Lourenço Trinta perdeu a vida em mais uma jornada de trabalho. O finado teria sido convidado, como era habitual, por um grupo de moradores do bairro de Napipine para a reposição da corrente eléctrica a que estavam privados há mais de uma semana.

Na tarde de terça-feira (06), o electricista morreu electrocutado quando tentava restabelecer a energia eléctrica para aquela zona residencial, pois a falta de corrente constituía uma das maiores preocupações dos moradores do bairro de Napipine.

Augusto Vicente, contratante, e o seu vizinho do finado, cuja identidade não conseguimos apurar, foram conduzidos à esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) mais próxima para prestar depoimentos, enquanto a equipa de bombeiros tentava com os escassos equipamentos remover o corpo.

Depois da tragédia, a dor e o luto instalaram-se no bairro e, sobretudo, no seio da família da vítima que, nos últimos três anos, sobrevivia de biscates feitos por Mendonça Trinta.

Segundo alguns populares ouvidos pelo @Verdade, no local, vários quarteirões de Napipine e de outros bairros circunvizinhos encontram-se se corrente eléctrica desde os princípios do ano em curso, e sem qualquer explicação por parte da entidade fornecedora, o que faz com que muitas famílias se vejam na obrigação de recorrer a outros meios para a iluminação das suas habitações.

Apesar de reconhecerem as consequências das ligações clandestinas de energia eléctrica, alguns clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) consideram ser a única opção, devido a alegada lentidão do pessoal da empresa pública, quando se trata de qualquer solicitação popular.

A direcção da EDM em Nampula confirma o aumento de casos de roubo de energia e de materiais eléctricos na cidade de Nampula, mas não avança dados. Alguns destes incidentes terminaram em tragedia, à semelhança do que se reportou no passado dia 6 de Janeiro em curso.

No ano passado, de acordo com informações em nosso poder, uma quantidade considerável de materiais eléctricos foi vandalizada por desconhecidos, acarretando enormes prejuízos aquela empresa pública.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095