Um número não especificado de alunos das Escolas Primárias e Completas de Mutauanha, Muatala, Teacane e 19 de Outubro, na cidade de Nampula, está, desde segunda-feira (02), sem aulas, devido ao estado precário em que se apresentam as suas salas de aula.
Alguns pais e encarregados de educação disseram que não encontram motivos para levarem os seus filhos à escola, enquanto a chuva continuar a cair, uma vez que as salas de aula não têm condições para o efeito, para além de alguns alunos estudarem debaixo de árvores.
Esta situação, referem os educadores, poderá influenciar negativamente o aproveitamento pedagógico dos alunos, pois, enquanto a chuva estiver a fazer-se sentir, as aulas ficam paralisadas e, consequentemente, haverá incumprimento dos planos naquelas instituições de ensino primário.
Alguns professores disseram ao @Verdade que as chuvas não só comprometem o aproveitamento pedagógico como também “sacrificam” os pedagogos, obrigando- lhes a redobrarem os esforços com vista a recuperarem as matérias perdidas.
Sobre este assunto, o @Verdade procurou ouvir os gestores daqueles estabelecimentos de ensino, ao que nos foi dito que não tinham autorização dos Serviços de Educação e Desenvolvimento Humano a nível da cidade para falarem à Imprensa.