A Liga Moçambicana de Basquetebol, entidade responsável pela organização do Campeonato Nacional de Basquetebol em masculinos assim como em femininos, já marcou as datas para a realização da prova mais importante na modalidade da bola ao cesto. Em masculinos, a prova será realizada entre os dias 11 Junho e 12 de Julho. Já no que toca às equipas femininas, a competição decorrerá de 17 de Julho e 26 de Agosto. A realização das duas provas vai condicionar o estágio das duas selecções para o Afrobasket.
A decisão foi tomada no encontro que houve na semana finda entre a Federação Moçambicana de Basquetebol e a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, sendo que as datas foram escolhidas tendo em conta os Jogos Africanos e o Afrobasket. Tal como aconteceu em 2014, a capital do país voltará a ser o palco dos Campeonatos Nacionais de seniores masculinos assim como em femininos.
De acordo com Francisco Mabjaia, presidente da FMB, o seu elenco tinha previsto um estágio internacional no período de Junho a Julho na China, mas, devido aos “Nacionais”, será difícil encontrar datas para a realização dos mesmos.
“Vamos continuar a trabalhar para encontrar uma possibilidade de estágios no período em que as selecções estarão a trabalhar. Mas, de acordo com a sensibilidade que temos depois da calendarização das competições, o período será curto assim como o estágio internacional”.
Com este cenário, tudo indica que as equipas moçambicanas vão efectuar a preparação para as duas competições dentro de portas e, desta vez, estarão rodadas comparativamente as edições anteriores do Campeonato Africano, vulgo Afrobasket.
Em masculinos, sabe-se que o combinado nacional será liderado nas duas competições pelo conceituado treinador Horácio Martins, enquanto em femininos a Federação Moçambicana de Basquetebol ainda não indicou o homem que vai comandar a equipa técnica das “Samurais”, depois da saída de Názir Salé para o basquetebol angolano.
Importa referir que na última edição do Campeonato Africano de Basquetebol, em femininos, Moçambique ocupou a segunda posição, enquanto em masculinos, na prova realizada na Costa do Marfim, o combinado nacional terminou a prova no 10º lugar.