A selecção nacional de futebol, os “Mambas”, permanece no top-100 do ranking da FIFA. Na última actualização tornada pública na quinta-feira (09), referente ao mês de Março, Moçambique manteve-se na mesma posição, a 86ª, do mês anterior. A Alemanha continua firme na liderança e a Bélgica trocou de lugar com a Colômbia.
Apesar do triunfo no jogo amistoso diante do Botswana, Moçambique não fez nenhum avanço no que diz respeito ao ranking da Federação Internacional de Futebol, FIFA. Os “Mambas” continuam na 86ª posição com 385 pontos.
Dos países que fazem parte do grupo do combinado nacional nas eliminatórias de acesso ao CAN – 2017, o Gana caiu dois lugares. As “Estrelas Negras” passaram da posição 24 para a 26, mas, mesmo assim, continuam a selecção melhor posicionada das que fazem parte do H. Por seu turno, o Ruanda caiu dez lugares, ou seja, saiu da 64ª posição para a 74, enquanto as Ilhas Maurícias ocupam a 181º posto.
A Costa do Marfim, campeã de África, caiu três lugares. Os “Elefantes”, como são carinhosamente tratados pelos seus adeptos, caíram do 20º posto para o 23º, por sinal o mesmo que aconteceu com a Argélia, que ocupa agora a 21ª posição. Apesar da queda, continua a ser o país africano melhor classificado.
A lista ainda é liderada pela poderosa Alemanha, campeã do mundo. Os germânicos têm 1.687 pontos, os mesmos da atualização anterior.
A Argentina, finalista vencida na Copa de Mundo de 2014, segue na segunda posição com 1.490, mais 33 que a Bélgica, que trocou de lugar com a Colômbia. Outro destaque foi o regresso da Espanha, que em 2.013 liderou o ranking da FIFA, ao top-10, sendo que os actuais campeões da Europa somam 1.132 pontos, encontrando-se na 10ª posição.
No que diz respeito à CAF, o combinado nacional mantém-se na posição 25, numa lista que continua liderada pela Argélia.