Rodou no pretérito fim-de-semana mais uma dupla jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo e as formações do Ferroviário de Maputo e do Desportivo, também de Maputo, continuam colocados na liderança. Na primeira das duas rondas, os locomotivas derrotaram o Costa do Sol, por 61 a 46, enquanto os alvinegros bateram o Aeroporto pela marca de 93 a 39.
O Ferroviário de Maputo, campeão em título, continua com um registo invejável na presente edição da fina-flor do basquetebol da capital moçambicana. Nas 12 partidas disputadas até ao presente, a formação de Horácio Martins contabiliza 11 vitórias e apenas uma derrota.
Na 11ª jornada, os locomotivas mediram forças com a aguerrida equipa do Costa do Sol. Foi, diga-se, uma excelente propaganda do basquetebol moçambicano, visto que os dois conjuntos tudo fizeram para sair do pavilhão do Desportivo com os dois pontos.
O Ferroviário de Maputo, apesar da réplica dada pela formação de Milagre Macome, conseguiu triunfar no final dos 40 minutos regulamentares. A equipa de Horácio Martins, nos quatro períodos, somou 61 pontos, mais 12 que os canarinhos.
Ainda na jornada 11, o Desportivo de Maputo não teve dificuldades em derrotar a fraca formação do Aeroporto, que soma derrotas nas partidas realizadas até ao presente, por 93 a 39, numa partida em que o base-armador, Pio Matos Júnior, foi a melhor unidade do conjunto alvinegro.
Por seu turno, o Maxaquene regressou aos triunfos depois de duas derrotas consecutivas. Nesta ronda, os tricolores venceram a formação secundária da Universidade Pedagógica por uma diferença de 44 pontos, ou seja, 86 a 36, enquanto a Universidade Pedagógica “A” bateu A Politécnica pelo resultado de 56 a 50.
Locomotivas humilham Aeroporto mas não descolam do Desportivo
Depois de vencer o Costa do Sol, na ronda anterior, o Ferroviário de Maputo voltou a entrar em cena. No confronto relativo à 12ª jornada do Campeonato da Cidade de Maputo, os vice – campeões nacionais tiveram pela frente o lanterna vermelha, Aeroporto.
Foi uma partida em que os locomotivas fizeram jus à sua supremacia no que diz respeito à modalidade da bola ao cesto na capital do país. A equipa de Ermelindo Novela e companhia dominou os quatro períodos do jogo e no final do embate triunfou pelos esclarecedores 130 a 43, por sinal o resultado mais volumoso alcançado por um conjunto desde que iniciou a competição.
Por seu turno, o Desportivo de Maputo recebeu e venceu a Universidade Pedagógica “B” por uma diferença de 40 pontos, uma vez que os alvinegros marcaram 83 pontos contra 43 dos universitários.
Ainda na jornada 12, o Costa do Sol, que havia sido derrotado na ronda anterior pelo Ferroviário de Maputo, venceu a formação da A Politécnica pela marca de 80 a 65, enquanto a formação principal da Universidade Pedagógica derrotou o Maxaquene por 70 a 67.
Quando faltam duas jornadas para o término da fase regular, o Ferroviário de Maputo lidera a competição com um total de 23 pontos, por sinal os mesmos do segundo classificado, Desportivo de Maputo, mas com vantagem para os locomotivas por serem a equipa mais concretizadora da prova. A Politécnica segue no terceiro posto com 18 pontos, os mesmos da Universidade Pedagógica “A”, que se encontra na quarta posição.
Depois da primeira etapa, também conhecida por fase regular, que termina no próximo de fim-de-semana, disputar – se – á, na semana seguinte, os quartos-de-final, no sistema cruzado. Assim sendo, o primeiro classificado vai medir forças com o oitavo e o segundo medirá forças com o sétimo. Por seu turno, o terceiro classificado irá bater-se com o sexto, enquanto o quarto defrontará o quinto. Os jogos serão disputados em duas mãos.
11ª Jornada
Desportivo de Maputo 93-39 Aeroporto
Costa do Sol 49-61 Ferroviário de Maputo
Maxaquene 80-36 Universidade Pedagógica “B”
Universidade Pedagógica 56-50 A Politécnica
12ª Jornada
Ferroviário de Maputo 130-43 Aeroporto
Maxaquene 67-70 Universidade Pedagógica “A”
A Politécnica 65-80 Costa do Sol
Universidade Pedagógica “A” 43-83 Desportivo de Maputo
As meias-finais disputar-se-ão de 1 a 8 de Maio e a final no dia 22 do mesmo mês.