O Desportivo de Maputo sagrou-se, no pretérito fim-de-semana, campeão da fase regular do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo. Os alvinegros somaram triunfos nas partidas da 13ª e 14ª jornadas, por sinal a penúltima e última da primeira fase. Na 13ª derrotaram o Ferroviário pelo resultado de 71 a 68, enquanto na 14ª e última bateram a formação da Universidade Pedagógica “A”, por 60 a 52. Os locomotivas, que lideraram a prova desde a primeira jornada, ocuparam a segunda posição.
Naquela que foi a partida mais aguardada da 13ª jornada e da segunda volta do Campeonato de Basquetebol da capital moçambicana, o Desportivo de Maputo surpreendeu o campeão em título, Ferroviário de Maputo. Os alvinegros triunfaram por uma diferença de três pontos, ou seja, 71 a 68.
Foi, diga-se, uma excelente propaganda do basquetebol moçambicano, visto que as duas equipas, por sinal as melhores do basquetebol em Moçambique no presente, tudo fizeram para sair do pavilhão do Desportivo com os dois pontos e o primeiro lugar da fase regular porque, à entrada da jornada 13, os dois conjuntos estavam na liderança com o mesmo número de pontos.
Os alvinegros, apesar do equilíbrio registado nos quatro períodos, conseguiram superar o seu rival, que neste embate não esteve bem no que tange à finalização. A equipa da casa, graças aos préstimos dos irmãos Matos, Augusto e Pio, conseguiu marcar no final dos quarenta minutos regulamentares 71 pontos, contra 68 do Ferroviário de Maputo.
Das hostes locomotivas, apesar do desaire, Ermelindo Novela e Chiquinho foram as melhores unidades.
A contar para a mesma ronda, o Costa do Sol bateu a formação secundária da Universidade Pedagógica, por 96 a 38. Por seu turno, o conjunto da A Politécnica venceu o Maxaquene, por 58 a 51, enquanto a partida entre a Universidade Pedagógica “A” e o Aeroporto não se realizou devido à chuva que fez com que o piso do pavilhão do Ferroviário fosse impróprio para a prática da modalidade da bola ao cesto.
Locomotivas regressam ao triunfos mas terminam a fase regular na 2ª posição
Depois de vencer o Ferroviário na ronda anterior, na 14ª e última jornada da primeira fase do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, o Desportivo continua com a sua saga vitoriosa.
A contar para a 14ª ronda, os alvinegros receberam e venceram a equipa principal da Universidade Pedagógica pela marca de 60 a 52, num embate em que a formação universitária não se deixou levar pela grandeza do seu oponente.
Por seu turno, o Ferroviário de Maputo regressou aos triunfos. Depois da derrota ante o Desportivo, por sinal a segunda na prova, a equipa de Horácio Martins bateu a formação da A Politécnica por 59 a 52 e vingou-se do desaire sofrido na primeira volta.
Ainda na jornada 14, o Maxaquene derrotou o Costa do Sol pela marca de 66 a 53, enquanto o Aeroporto bateu a Universidade Pedagógica “B”, por 61 a 59, e somou o primeiro triunfo na competição.
O Desportivo de Maputo sagrou-se campeão da fase regular com 27 pontos, mais um que o segundo classificado, Ferroviário de Maputo.
Nos quartos-de-final, na qualidade de 1º classificado da primeira etapa, o Desportivo de Maputo vai medir forças com o Aeroporto, último classificado. O Ferroviário de Maputo jogará com a Universidade Pedagógica “B.
Nas outras partidas dos quartos-de-final, A Politécnica defrontará o Maxaquene, enquanto o Costa do Sol vai jogar com Universidade Pedagógica “A”. Nesta fase, os jogos serão disputados em duas mãos.
Confira os resultados da 13ª jornada:
Desportivo de Maputo 71-68 Ferroviário de Maputo
Costa do Sol 96-38 Universidade Pedagógica “B”
Maxaquene 51-58 A Politécnica
Universidade Pedagógica “A” X Aeroporto (adiado devido à chuva)
Confira os resultados da 14ª jornada:
Ferroviário e Maputo 59-52 A Politécnica
Costa do Sol 53-66 Maxaquene
Aeroporto 61-59 Universidade Pedagógica “B”
Desportivo de Maputo 60-52 Universidade Pedagógica “A”
Jogos quartos-de-final:
Ferroviário de Maputo X Universidade Pedagógica “B”
Desportivo de Maputo X Aeroporto
Costa do Sol X Universidade Pedagógica “A”
Maxaquene X A Politécnica