Na cidade de Nampula, um cidadão cuja sua identidade não apurámos, de aparentemente 24 anos de idade, escapou do linchamento, na madrugada de quarta-feira (22), no bairro de Mutauanha, alegadamente porque foi surpreendido a assaltar numa residência.
O suposto meliante recorreu a instrumentos contundentes para forçar a porta da casa com vista a ter acesso ao interior da mesma, numa altura em que todos membros da família se encontravam a dormir.
A dona da habitação gritou pelo socorro e, ao contrário do que acontece noutras zonas, devido ao medo dos bandidos, os vizinhos não se fizeram de rogados. Foram acudir mas agrediram fisicamente o jovem sem dá-lo tempo para se justificar nem defender dos actos de era acusado.
Em seguida, um dos agressores pediu gasolina e fósforo para queimar o indiciado vivo, numa clara tentativa de fazer justiça pelas próprias mãos. Porém, algumas pessoas próximas repudiaram a ideia e telefonaram para a Polícia, a qual se fez imediatamente ao local, tendo recolhido o suposto ladrão para a 1ª esquadra, pese embora estivesse gravemente ferido.