Dias depois de as autoridades policiais terem reforçado a segurança em alguns bairros periféricos do município de Mocuba, província da Zambézia, onde os malfeitores protagonizavam desmandos e recorriam a armas de fogo para ameaçar as suas vítimas, regista-se, novamente, uma vaga de assaltos nas zonas do Aeroporto, dos CFM, de 25 de Setembro e Marmanelo. Nesta última área, deu-se, na noite de segunda-feira (11), um dos casos recentes de agressão física e roubo.
Uma residência localizada no bairro Marmanelo foi assaltada, tendo os meliantes se apoderado de diversos bens dos inquilinos da referida casa. Nobre Faria, um dos lesados, disse ao @Verdade que os gatunos, munidos de armas brancas, com as quais ameaçaram os donos, arrombaram a porta para se introduzem na moradia.
Na mesma noite, no bairro do Aeroporto, um jovem cuja identidade não apurámos foi agredido fisicamente. Sobre estes cassos, não foi possível ouvir a explicação das autoridades, nem do próprio comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) que se encontrava na cerimónia de empossamento do novo secretário permanente de Mocuba.
"Já não conseguimos dormir livremente por causa do medo de sermos vítimas de assaltos. Os ladrões protagonizam desmandos sob o olhar impávido das autoridades” , lamentou um dos moradores.
A criminalidade nos bairros do Aeroporto, dos CFM, de 25 de Setembro e Marmanelo é descrita como crítica, pois o clima de insegurança tem tomado conta dos moradores, que à noite já não circulam sossegados na via pública e dormem de olhos abertos devido ao medo de serem surpreendidos pelos bandidos.