A cidade de Nampula acolhe, a partir deste sábado (16), um torneio de andebol para as camadas de formação, com particular destaque para os escalões de iniciados e juniores. Trata-se de uma competição que, de entre vários objectivos, visa fortalecer a modalidade nas categorias iniciais.
A prova, que terá aproximadamente oito jornadas divididas em duas voltas, é promovida pela Federação Moçambicana de Andebol (FMAND), em colaboração com a Associação Provincial da modalidade em Nampula.
Celso Chapepa, secretário-geral da Associação Provincial de Andebol de Nampula (APAN), fez saber que a prova poderá juntar mais de 10 equipas, mas evitou avançar detalhes por alegadamente estar em processo a inscrição das camadas de formação e dos atletas que vão disputar a prova.
O nosso entrevistado disse, também, que o torneio tem por objectivo promover, de forma contínua, o andebol nas categorias iniciais, uma vez que há fraca apreciação da modalidade neste escalão.
“Sem contar com as inscrições que terminam nesta sexta-feira (15), podemos assegurar que do nosso lado estão criadas as condições para a realização do torneio no sábado”, garantiu Celso Chapepa.
A província de Nampula conta actualmente com menos de 10 árbitros de Andebol, parte dos quais, segundo Chapepa, estará envolvida no torneio em referência.