Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Moçambola: Maxaquene derrota Liga Desportiva e isola-se na liderança; Ferroviário de Nacala é terceiro

$
0
0

O Maxaquene derrotou no sábado (16) a Liga Desportiva de Maputo por 1 a 0, em partida que abriu a 10ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, e isolou-se na liderança. O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo perderam, em Tete e Nampula respectivamente, e os “locomotivas” de Nacala, que venceram em Gaza, ascenderam terceira posição do Moçambola.

Assim que soou o apito de Samuel Chirindza a equipa anfitriã tomou as rédeas do jogo ante a uma equipa "tricolor" que optou por jogar recuada e tentar criar perigo em contra ataques rápidos. Mas no primeiro quarto de hora, apesar do equilíbrio, as duas formações não criaram jogadas dignas de registo.

Só no minuto 22 aconteceu a primeira jogada de perigo, Isac, depois de receber um passe de Whisky, galgou terreno até a linha de fundo e cruzou para a grande área onde estava Rachid que, sem marcação, rematou por cima da barra transversal da baliza da Liga.

A resposta chegou por Manuelito que na cobrança de um pontapé de canto tentou marcar um golo olímpico, porém, viu a bola a ser devolvida pelo poste esquerdo de Simplex que já estava completamente batido.

Insatisfeito com a produção da sua equipa Litos Carvalha lançou para o jogo Telinho para o lugar do apagadíssimo Manuelito.

Dois minutos depois de ter entrado, Telinho, isolado por Neymar, rematou sem hipóteses de defesa para Simplex mas Butana na linha da baliza evitou aquele que seria o primeiro golo da tarde.

Na resposta, numa jogada de insistência pelo flanco direito o Maxaquene acabou por inaugurar o placar à passagem do minuto 42. Depois de sucessivos ressaltos dentro da grande área, Isac oferece o golo a Rachid que limitou-se a encostar para o fundo das redes do desamparado Milagre.

Apesar da derrota Liga fica em segundo

Depois do descanso a equipa de Chiquinho Conde voltou a entregar as rédeas de jogo ao seu rival procurando explorar o contra-ataque e, logo nos minutos iniciais podia ter dilatado a vantagem. Okhan recuperou a bola no meio-campo, isolou Isac, mas este rematou para mais uma excelente intervenção de Milagre.

A perder a Liga Desportiva jogava no meio campo dos "tricolores" mas não conseguia acertar com a baliza. No minuto 69 Andro, perto da linha da grande área, rematou forte mas a bola passou por cima da baliza de Simplex.

No contra-ataque, depois de uma excelente combinação com Isac, Okhan desferiu um portentoso remate para outra boa intervenção de Milagre.

Entre os bi-campeões Andro era o mais inconformado. À passagem do minuto 71, aquele jogador descaiu da esquerda para o centro e rematou forte mas a bola saiu a escassos centímetros da barra transversal da baliza de Simplex.

No último quarto de hora do jogo, a Liga Desportiva fez o que lhe competia: atacar a busca do golo da igualdade, mas o Maxaquene defendeu a magra vantagem com unhas e dentes e venceu o quarto jogo frente aos chamados grandes.

Ferroviário de Nacala é terceiro

Um golo de Béu, marcado soberanamente de livre no minuto 40, garantiu a vitória do Ferroviário de Nacala em Gaza, diante do Chibuto FC, e catapultou a equipa de Sérgio Faife para a terceira posição, beneficiando das derrotas do Costa do Sol e do Ferroviário de Maputo.

Os “canarinhos” foram derrotados por 2 a 0 em Tete, Luís, aos 17 e 81 minutos, marcou os dois golos do HCB de Songo que subiu duas posições na tabela classificativa.

Já os “locomotivas” de Maputo foram derrotados em Nacala pelo Desportivo por 2 a 1. Sanito e Odílio marcaram para o conjunto de Arnaldo Ouana, e Diogo fez o tento de honra da equipa de Victor Pontes.

Ainda em Nampula o Ferroviário local recebeu e venceu o seu homónimo de Quelimane pela margem mínima graças a um golo de Dondo, na transformação de uma grande penalidade no início da segunda parte.

Na Zambézia jogou-se muito para além do minuto 90 e o 1º de Maio de Quelimane venceu a ENH FC, por 2 a 1 com um bis de Júnior, e galgou duas posições na classificação.

O clássico entre o Desportivo de Maputo e Ferroviário da Beira terminou com o nulo. Lanito falhou uma grande penalidade e deixou os “alvinegros” caírem para a décima posição, imediatamente acima dos “locomotivas” da Beira.

Eis os resultados da 10ª jornada:

Liga Desportiva 0 – 1 Maxaquene

Desportivo de Maputo 0 – 0 Ferroviário da Beira

Chibuto FC 0 – 1 Ferroviário de Nacala

HCB de Songo 2 – 0 Costa do Sol

Ferroviário de Nampula 1 – 0 Ferroviário de Quelimane

Desportivo de Nacala 2 – 1 Ferroviário de Maputo

1º de Quelimane 2 – 1 ENH FC

 

A classificação está assim ordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Maxaquene 10 7 1 2 10 3 22
Liga Desportiva de Maputo 10 5 4 1 10 2 19
Ferroviário de Nacala 10 5 1 4 8 6 16
Ferroviário de Maputo 10 4 3 3 11 7 15
Costa do Sol 10 4 3 3 8 6 15
Desportivo de Nacala 10 4 3 3 8 10 15
Ferroviário de Nampula 10 4 2 4 8 6 14
HCB do Songo 10 4 1 5 6 7 13
1º de Maio de Quelimane 10 3 4 3 5 7 13
10º Desportivo Maputo 10 3 3 4 4 8 12
11º Ferroviário da Beira 10 3 2 5 8 9 11
12º ENH FC 10 2 3 5 7 14 9
13º Chibuto FC 10 2 3 5 6 6 9
14º Ferroviário de Quelimane 10 2 3 5 3 8 9

Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095