Duas famílias encontram-se ao relento desde a passada sexta-feira (15), na localidade de Caramaja, no distrito de Rapale, província de Nampula, e diversos produtos alimentares foram também reduzidos a cinzas em consequência de um incêndio de grandes proporções.
O incêndio ocorreu concretamente no posto administrativo de Mutivaze, na ausência dos proprietários das habitações reduzidas a escombros e ainda são desconhecidas as causas que provocaram tal desgraça. Todavia, presume-se que um indivíduo de má-fé ateou fogo numa das residências incendiadas.
Testemunhas disseram ao @Verdade que na altura em que as duas casas pegaram fogo os donos encontravam-se na sua machamba. Os lesados regressaram à casa quando foram alertados sobre a desgraça pelos vizinhos, mas não conseguiram recuperar nada.
Alberto Monteiro, secretário da comunidade de Mutivaze, considerou que o incêndio é estranho e os domicílios em alusão estavam longe um do outro. Aliás, esta não é a altura em que os agricultores ou caçadores de animais provocam queimadas.
As famílias, compostas por 11 membros, afectadas encontram-se alojadas na habitação de uma das autoridades locais, de um quarto e sala, e enfrentam a falta de um pouco de tudo em virtude de não terem conseguido recuperar nada. Para a sua alimentação, as vítimas dependem da boa vontade da comunidade.