Pelo menos 47 pessoas perderam a vida e 51 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, em consequência de 48 acidentes de viação registados na semana passada em diferentes rodovias do território moçambicano.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, destes acidentes de viação 23 foram do tipo atropelamento, 11 choques entre viaturas, 10 despistes e capotamento e quatro embates entre carros e motorizadas.
O excesso de velocidade, a condução em estado de embriaguez, a má travessia de peões, entre outras formas de violação do Código da Estrada foram as principais causas destes acidentes, que na sua maioria foram causados por indivíduos com idades compreendidas entre 25 e 31 anos, no período das 18h00 às 21h00.
No âmbito do combate a estas infracções, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou cerca de 33.482 viaturas, das quais apreendeu 48 por deficiências mecânicas, emitiu 6.196 multas contra os automobilistas que não cumprem as normas elementares de condução, 108 cartas de condução foram retidas alegadamente porque os seus titulares conduziam sob o efeito do álcool e 10 indivíduos foram detidos por condução ilegal.