É mês de Maio e o frio que acompanha esta estação do ano é deveras ameaçador. Portanto, como forma de contornar o cíclico problema, as sessões teatrais do Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI) parecem ser uma escolha recomendável para se aquecer, quer pela importância do evento, quer pelas emoções vividas e pelas reflexões levadas ao palco. Entre os dias 30 de Maio e 21 de Junho a Associação Cultural Girassol recebe, na Casa Velha, em Maputo, mais de 10 grupos do país e de além-fronteiras.
Durante, quase, um mês, o FITI vai “trazer” histórias de dois povos – angolano e moçambicano –, cruzar questões inerentes à nossa sociedade e pôr frente a frente apreciadores de artes e cultura, pseudo-analistas e jornalistas culturais, que vão debater temas da actualidade ou cujas repercussões no presente são óbvias, como o tradicionalismo, o machismo, a impotência sexual, entre outros.
Na lista de participações, para além dos já conhecidos grupos da praça, como, por exemplo, Mutumbela Gogo, Luarte, Gumula, Mahamba, Girassol e Gungu, estão os angolanos Ombaka e Kulonga, Retratistas, idos da província de Quelimane, Haya Haya e Malua, da Beira, incluindo Anamavenxiwa, oriundo de Nampula.
A par de Txivirika que nos tratará “Saudades”, o grupo Hurre juntar-se-á à festa para versar sobre as mentiras do amor. Para além de grupos de Moçambique e Angola, espera-se este ano a participação de grupos de Portugal e, diferentemente dos anos anteriores, não se vai circunscrever ao teatro. A dança, música, os fóruns e debates com painéis e a atribuição de homenagens e troféus de carreira a entidades ligadas às artes ecultura e trabalhos de âmbito social farão parte do evento.
Já na sua XII edição, o FITI deste ano tem uma nova componente.Trata-se de FITI Música, que, para além de teatro, visa proporcionar bons momentos musicais.
De referir que as sessões teatrais terão lugar todas às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 18 horas, na Casa Velha. Por outro lado, as de música serão levadas a cabo no Teatro Avenida, a partir do dia 18 de Junho próximo.
Ainda se concorre...
A Associação Cultural Girassol está a receber desde a última segunda-feira (25), com término marcado para o dia 30 de Maio corrente, candidaturas para apurar os 15 grupos que irão fazer parte da XII edição do Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI 2015).
De acordo com o regulamento do festival, podem participar no evento companhias de teatro de Moçambique e de outros países desde que concordem com os seus objectivos.
O festival é de carácter demonstrativo, devendo cada grupo/companhia apresentar a sua obra, tal como descrita na ficha de inscrição e registada na cópia do vídeo enviado à produção.
Ainda conforme o regimento, a organização do festival responsabiliza-se pelo alojamento e alimentação de até seis elementos de cada grupo de fora da cidade de Maputo ou do país, mas a associação não se compromete a pagar os custos da sua viagem (passagens, bagagens, vistos, seguros de viagem e outros).
A equipa que organiza o festival também não disponibiliza subsídios nem qualquer outro tipo de pagamento aos grupos ou aos seus integrantes.