Mais de 100 motorizadas foram apreendidas pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, em resultado de uma operação multissectorial que envolve a Polícia de Trânsito (PT), o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) e a Polícia Municipal, devido ao alegado desrespeito às regras de circulação na via pública.
Não é a primeira vez que tal situação acontece. Grande parte dos motociclos confiscados pertence a operadores de moto-táxi, uma actividade que, de há tempos a esta parte, cresceu bastante e de forma desorganizada na cidade de Nampula.
Alguns membros da Polícia Municipal envolvidos na operação disseram ao @Verdade que, entre as várias infracções, os proprietários dos veículos em causa são acusados de condução sem capacete de protecção, falta de licença de condução, desrespeito das regras de trânsito, principalmente o corte de prioridade, embarque de passageiros em número não recomendado, entre outros problemas.
As autoridades acreditam que estas situações são as principais causas de acidentes de viação e mortes, pese embora não avencem números concretos.