Reabriu no passado dia 01 de Junho o mercado de transferências de futebolistas em Moçambique. A Liga Desportiva de Maputo, bicampeã nacional e actual segunda classificada do Moçambola, contratou quatros jogadores para reforçar o seu plantel tendo no horizonte a revalidação do título e a conquista da Taça de Moçambique. Os bicampeões nacionais, contudo, dispensaram quatro atletas.
Depois de uma primeira metade da época em que os comandados de Litos Carvalha não conseguiram convencer a crítica desportiva devido às pálidas exibições que vinham acumulando desde o início da temporada, a direcção dos bicampeões nacionais abriu os cordões à bolsa e foi ao mercado contratar quatro jogadores, dos quais três já conhecem os cantos à casa.
Trata-se do Sonito, Edson Almeida, Zé Luís e Gastão Fernandes. Este último foi formado nas canteiras da Académica de Coimbra.
O avançado Sonito, que já conquistou o prémio de melhor goleador do Moçambola, não conseguiu impor-se no futebol angolano e desde o princípio da época que não era opção no Bravo de Maquis. Edson e Zé Luís, que ajudaram o União da Madeira a voltar à fina – flor do futebol português depois de um “jejum”, de quarenta anos, regressam, também, ao clube muçulmano, visto que se encontravam no clube português na condição de emprestados. Segundo dados na posse do @Verdade, o clube madeirense não exerceu a opção de compra pelos dois atletas.
A formação presidida por Rafik Sidat, além de contratar dispensou alguns jogadores. Imo, que entrou em rota de colisão com Litos Carvalha foi emprestado ao Maxaquene, enquanto Tchictho, Leandro Caiado e Osvaldo Sunde foram cedidos ao Ferroviário de Nacala.
Quem também está no mercado, aberto até ao final do mês, à procura de jogadores com créditos firmados para reforçar o seu plantel é o Desportivo de Maputo de Dário Monteiro. Os "alvinegros" que actualmente ocupam a modesta 12ª posição, querem robustecer os três sectores, defensivo, intermediário e ofensivo. A direcção daquele histórico emblema vai contratar seis jogadores para não regressar aos quarteirões onde a equipa evoluiu em 2013.