Um miniautocarro de transporte escolar, pertencente a uma creche, capotou com cerca de trinta crianças, das quais pelo menos 15 contraíram ferimentos graves e ligeiros, o condutor pôs-se em fuga e abandonou os petizes à sua sorte, na manhã de segunda-feira (29), no bairro de Muhala, na cidade de Nampula.
As vítimas foram socorridas para o Hospital Central de Nampula pelos transeuntes e pelas pessoas que se encontravam próximo do local do sinistro.
Refira-se que o comportamento dos motoristas dos carros destinados ao transporte escolar não se difere com o de alguns condutores de veículos privados de transporte colectivo de passageiros, vulgo “chapa”.
De acordo com testemunhas, o minibus com a capacidade para 16 pessoas, cuja a matrícula não apurámos em virtude de ter ficado destruída, circulava a uma velocidade excessiva. O desastro, no qual felizmente não houve óbitos, aconteceu quando o automobilista tentava evitar um outro acidente que iria envolver uma motorizada.
Antes de capotar o carro embateu violentamente num obstáculo fixo. A Polícia da Trânsito deslocou-se ao local do acidente e disse que o excesso de velocidade foi a principal causa do capotamento. As autoridades estão no encalço do condutor fugitivo.