Um ex-militar identificado pelo nome de Zacarias Machava, de 55 anos de idade, encontra-se detido numa unidade policial da Massamba, na cidade da Beira, província e Sofala, acusado de posse ilegal na sua casa de duas caçadeiras, desde Setembro do ano passado.
Consta que o visado travou uma acesa discussão com a sua esposa, o que obrigou o cunhado a retirar as armas do domicílio e entregá-las ao Posto da Polícia número 3, em Massamba. Daniel Macuácua, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala confirmou o facto.
Zacarias Machava contou à Imprensa que achou as armas numa lixeira na zona industrial da cidade da Beira, quando procurava sucatas para venda, em Setembro daquele ano, segundo escreve o Diário de Moçambique.
O visado narrou ainda que foi combatente, no batalhão 501, do lado das tropas governamentais durante a guerra dos 16 anos. Ele disse que não entregou o equipamento às autoridades da Lei e Ordem porque pretendia usá-lo para a caça, mas dirigiu-se à Direcção da Agricultura, onde foi aconselhado a dirigir-se aos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia de Sofala. Neste local foi informado de que “devia fazer um requerimento ao gabinete do governador”, mas por falta de fundos para optou por ficar com as caçadeiras.