Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Alfândegas abortam contrabando de cigarros avaliados em mais de 9 milhões de meticais em Manica

$
0
0

Um camião-cisterna que transportava 490 caixas de cigarros em condições que visam confundir as autoridades alfandegárias de que se tratava combustível, com o fim de fugir ao fisco, foi apreendido na última sexta-feira (03), na província de Manica.

Os cigarros, de uma única marca, estavam supostamente a ser contrabandeados a partir da República do Zimbabwe com destino à África do Sul, uma vez que o veiculo ostenta a matrícula daquele país, e passaram pela fronteira de Machipanda. O condutor da viatura pôs-se em fuga sem deixar rastos quando foi manado parar para efeitos de fiscalização. Porém, as alfândegas indicam que se a mercadoria, avaliada em mais de nove milhões de meticais, não for reclamada irá reverter a favor do Estado.

Para se ter a certeza de que o caro não transportava combustível, apesar de estar destinado pata tal, foi necessário recorrer a maçarico para cortar o tanque cisterna.

Não é a primeira vez que as alfândegas abortam contrabando de cigarros naquele ponto do país, o que corrobora a tese de que se trata de um troço bastante preferido pelo contrabandista.

Em Abril do ano passado, por exemplo, mais de 520 caixas de cigarros de diversas marcas foram retirados numa operação levada a cabo pela Autoridade Tributária de Moçambique, também na fronteira de Machipanda. O produto, transportado em dois camiões-cisternas, estava a ser “baldeado” partir do Zimbabwe e tinham como destino a cidade da Beira, província de Sofala.

Nessa ocasião, os motoristas dos veículos puseram-se em fuga e abandonaram bens pessoais, tais como passaportes, telemóveis e outros documentos de identificação civil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095