Dois indivíduos de nacionalidade chinesa e um moçambicano encontram-se presos nas celas da 1ª esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, desde princípios de Julho corrente, presumivelmente em consequência de terem sido surpreendidos na posse de quantidades não especificadas de vários minérios, principalmente de pedras preciosas, com alto valor comercial.
Fila Lázaro, porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia em Nampula, confirmou a ocorrência ao @Verdade mas não avançou pormenores. O nosso interlocutor disse que no primeiro semestre do ano em curso, foram apreendidos cerca de mil quilogramas de diversos minérios, sobretudo pedras preciosas e semi-preciosas.
O produto foi confiscado maioritariamente no Porto de Nacala e no Aeroporto Internacional de Nampula, a partir de onde seria exportado para a China.
Fila afirmou também que decorre o processo de sensibilização das comunidades onde há registo de existência de minérios para que se organizem em associações no sentido de obterem documentos que lhes permitam explorar, depois de beneficiarem de uma formação técnica para o efeito.