Vinte e sete mortos e 107 feridos, dos quais 52 em estado grave, é o balanço de 45 acidentes de viação ocorridos semana passada em todo o país, anunciou, Terça-feira, em Maputo, o porta-voz do Comando-Geral da polícia moçambicana (PRM), Pedro Cossa.
“Vamos continuar a lutar no sentido de diminuirmos os acidentes de viação que continuam a ceifar a vida de muita gente”, disse Cossa, que falava durante o habitual briefing à imprensa.
Segundo Cossa, a maioria dos acidentes de viação foram do tipo atropelamento, choque entre carros, despistes e capotamentos e choques entre carro e moto. Durante a semana passada, as autoridades moçambicanas também fiscalizaram 22.777 viaturas, que resultaram em 4.680 multas e apreensão de 93 veículos por infracções diversas.
Outras ocorrências incluem 67 automobilistas indiciados por condução sob efeito do álcool, outros 12 por condução ilegal e apreendidos 38 livretes por varias irregularidades.
Ainda na semana passada, a PRM deteve 162 indivíduos por prática de vários crimes. Entre os detidos destaca-se um agente da empresa de segurança privada “G4S” que foi surpreendido na posse de cerca de 1.600 tubos roubados, avaliados em 397.000 meticais (cerca de 12.000 dólares, ao câmbio corrente).