Um cidadão de nacionalidade maliana, que respondia pelo nome de Amadu Thiami, de 46 anos de idade, residente no bairro de Muhala-Expansão, na cidade de Nampula, foi baleado mortalmente, na tarde da última segunda-feira (20), por dois indivíduos que se encontram a monte.
Trata-se de um cidadão que era comerciante. De acordo com testemunhas, a vítima encontrou a morte depois de ter encerrado a sua loja, dirigiu-se à mesquita e mais tarde para a sua residência na companhia do filho. Os dois faziam-se transportar numa viatura familiar.
Chegados à casa, ao descerem do carro, Amadu Thiami foi abordado por dois cidadãos desconhecidos, os quais se faziam transportar numa motorizada. Os malfeitores exigiram do finado a pasta que o mesmo trazia na altura mas ele resistiu, o que forçou um dos presumíveis bandidos a puxar duma arma de fogo, tendo disparado três tiros para a cabeça do maliano, e este perdido a vida no local. Os autores do crime puseram-se em fuga com a pasta que se supõe ter dinheiro em quantia não especificada, resultante da receita daquele dia.
O corpo da vítima foi transportado para a morgue do Hospital Central de Nampula (HCN), onde aguarda pela transladação para a sua terra natal.
Em solidariedade com a família do malogrado e condenação da acção descrita como macabra, muitos estabelecimentos comerciais pertencentes a comunidades maliana, nigeriana e somali encontram-se encerradas desde terça-feira (21) e exige-se que a Polícia reforce a segurança naquela parcela do país onde se deu o crime, bem como o esclarecimento do caso e a neutralização dos assassinos.
Não foi possível ouvir o pronunciamento das autoridades policiais em torno deste crime, devido à ausência do seu porta-voz.