Dez pessoas perderam a vida e outras sete contraíram ferimentos entre graves e ligeiros, ao longo da semana passada, na província de Nampula, em consequência de 10 acidentes de viação.
Os acidentes foram do tipo choque carro-mota, despiste e capotamento e atropelamento carro-peão. O excesso de velocidade, a condução em estado de embriaguez e demais situações de desrespeitos das regras de trânsito são apontadas como sendo as principais causas da sinistralidade rodoviária.
Sérgio Mourinho, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, disse que os condutores de motorizada continuam a envolver-se em acidentes de viação por falta de domínio da regras de trânsito, sobretudo na urbe.
Ainda na semana em alusão, a Polícia em Nampula recuperou diversos bens roubados. Enquanto isso, segundo Mourinho, a corporação ainda está no encalço de supostos criminosos que no princípio de Agosto em curso mataram uma policial no bairro de Muatala.
O porta-voz disse que ainda não pistas sobre os bandidos, porém, em Maputo, Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da PRM, afirmou, num briefing à imprensa, que um cidadão identificado pelo nome de Eugénio, de 42 anos de idade, tinha sido detido em conexão com o mesmo crime.