No derby da terceira jornada da Liga Nacional de Basquetebol (LNB) sénior masculino, que decorre desde a passada sexta-feira (07) na cidade de Maputo, o Ferroviário de Maputo derrotou o Desportivo de Maputo e manteve a invencibilidade na prova.
O melhor ficou para o fim e foi na verdade a melhor partida da noite, a contar para a terceira jornada da LNB. O Desportivo e o Ferroviário ambos de Maputo entraram para esta jornada na qualidade de invictas ao que, obrigava a uma delas a ceder para outra assumir a liderança.
Foi de facto um jogo de campeão contra o vice-campeão da cidade de Maputo, duas equipas que se conhecem muito bem e que, acima de tudo, evidenciaram a rivalidade fazendo com que o público vibre a cada lance, numa magia que só não se confundiu com uma partida da NBA porque o pavilhão do Desportivo assim não o denunciou.
No fim, a vitória sorriu para o Ferroviário de Maputo por 75 a 66, assumindo agora a liderança isolada do certame. Ainda nesta terceira jornada, antecedendo ao jogo dos campeões da cidade de Maputo, o Costa do Sol e o Maxaquene protagonizaram também um duelo de gigantes, levado até ao último segundo da partida quando o marcador deu vitória à equipa tricolor por cinco pontos de vantagem ou seja, 77 a 82.
Com a vitória, o Maxaquene encostou-se ao Desportivo de Maputo e ao Costa do Sol na perseguição ao invicto Ferroviário de Maputo, ambos com duas vitórias e uma derrota. O Soprotecção de Quelimane é até então a única equipa nesta liga que ainda não conheceu o sabor da vitória.
Confira os resultados das três jornadas disputadas:
1ª jornada
Desportivo de Maputo 103 – 60 Soprotecção de Quelimane
Ferroviário de Maputo 82 – 31 Matolinhas
Costa do Sol 65 – 53 Universidade Pedagógica
Maxaquene 70 – 62 Ferroviário da Beira
2ª jornada
Universidade Pedagógica 61 – 99 Desportivo de Maputo
Matolinhas 49 – 80 Costa do Sol
Ferroviário da Beira 76 – 53 Soprotecção de Quelimane
Ferroviário de Maputo 71 – 66 Maxaquene
3ª jornada
Matolinhas 53 – 76 Ferroviário da Beira
Universidade Pedagógica 74 – 63 Soprotecção de Queliman
e Costa do Sol 77-82 Maxaquene
Ferroviário de Maputo 78 X 65 Desportivo de Maputo