Desconhecidos, munidos de catanas, assaltaram quinta-feira(25) à noite a residência das missionárias católicas pertencentes à congregação Estigmatinas, na Paróquia São Gabriel, no município da Matola, província de Maputo. Na ocasião os malfeitores, em número de dez, desferiram golpes à catana a uma das freiras que na altura saía da casa principal dirigindo-se a um dos compartimentos anexos.
Segundo o jornal Notícias, na sequência dos golpes sofridos num dos membros inferiores a vítima soltou um grito de socorro, tendo de seguida caído no chão e perdido os sentidos. Foi nesse instante que, apercebendo-se da presença de indivíduos estranhos, uma outra freira gritou em pedido de socorro, acto que concorreu para a fuga precipitada do grupo, que deixou no local do crime parte dos seus pertences, nomeadamente uma catana e um par de óculos de sol.
A missionária agredida foi transportada depois para o Hospital Provincial da Matola para cuidados médicos.
“Eles não foram a tempo de roubar seja o que fosse, pois a porta tem um mecanismo que uma vez fechada por fora só se abre com recurso a chaves. Porque a vítima não dispunha de chaves no momento eles não tiveram como aceder ao interior da casa”, explicou Gaston Valelo, leigo de nacionalidade congolesa, pertencente à Paróquia São Gabriel da Matola.
No município da Matola têm sido recorrentes nos últimos tempos assaltos a casas de missionários católicos, entre padres e freiras, onde são roubados bens como viaturas, computadores e nalguns casos os malfeitores chegam a exigir valores monetários.
Num passado não muito distante uma outra casa de irmãs católicas, da congregação Consolata, também na Matola, foi assaltada por duas vezes no intervalo de uma semana.