Um pequeno tremor de terra foi registado no final da manhã desta quarta-feira (14) na região centro de Moçambique. Não há informação de danos ou vítimas.
O tremor, de magnitude 4,8 graus na escala de Richter, teve o seu epicentro numa zona pouco povoada no norte da província de Sofala, há alguns quilómetros da estrada nacional nº1 na região de Caia numa zona propensa à ocorrência deste fenómeno natural.
Moçambique é atravessado pela Grande Fenda Africana, ou simplesmente “Vale de Rift”, que é um complexo de falhas tectónicas existente há cerca de 35 milhões de anos. Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de seis quilómetros, desde o norte da Síria até a região centro do país. Geologicamente, as províncias de Manica e Sofala são as mais afectadas por tremores de terra.
Não foi possível localizar nenhuma testemunha que tivesse sentido o sismo, registado pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos da América às 11h10 minutos e 40 segundos e confirmado, em contacto telefónico, por Severino Marcos, técnico da Direcção Nacional de Geologia de Moçambique.