As primeiras chuvas, da época que está a começar em Moçambique, que caíram entre a tarde desta terça-feira(03) e a madrugada de quarta-feira (04) já deixaram uma estrada danificada na província da Zambézia.
Trata-se da estrada nacional 113, que conecta as vilas de Ile à cidade de Gurué, que ficou intransitável na região dos rios Issipua e Mutuasse, no norte da Zambézia.
Foram apenas cerca de 50 milímetros de chuva que caíram mas suficientes para arrastarem os desvios provisórios feitos na época chuvosa passada, que terminou há cerca de oito meses, e que ainda aguardam pela reabilitação definitiva, segundo as autoridades governamentais em processo de concurso público.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê, para os meses de Novembro e Dezembro, a possibilidade de ocorrência de “chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a extensão das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, e norte da província da Zambézia; Chuvas normais com tendência para abaixo do normal em toda a extensão das províncias de Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo e sul da província da Zambézia”.