Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:
Barclays Moçambique
Algumas, senão todas, instituições bancárias que operam no país são um verdadeiro problema para os moçambicanos. É o caso do Barclays Bank Moçambique que lucrou à custa do sofrimento do povo moçambicano. Ou seja, essa instituição bancária facturou biliões de meticais investindo na Dívida Pública Interna. Aliás, à semelhança de outros bancos comerciais, o Barclays Bank Moçambique continua a encher os seus cofres. É, sem dúvidas, mais um caso para dizer que o país está entregue a sua própria sorte.
Estuprador de crianças
O crescente número de casos de violação sexual de menores de idade é bastante preocupante. Diante dessa situação macabra¸ urge tomada de medidas severas aos estupradores menores. Não basta apenas prisão, é necessário que estes Xiconhocas sejam castrados. O caso mais recente é do sujeito que aliciou com prato de comida e estuprou duas menores de idade na cidade de Maputo. Este Xiconhoca não merece apenas ser castrado, mas também pena de morte.
Fundo de Fomento à Habitação
O Fundo de Fomento à Habitação (FFH) é, sem dúvidas, o pior exemplo de Xiconhoca que existe, pois, para além de se mostrar incapaz de construir habitações condignas e baratas para os moçambicanos, perdeu 13,9 milhões de dólares norte-americanos de um financiamento do Governo da Índia destinado a edificação de 400 habitações na província de Tete. Esta situação mostra o quão incompetente é a instituição. Bando de Xiconhocas!