Depois de se ter detectado que o nome e a imagem da candidata do Partido Humanitário de Moçambique ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Nampula, Filomena Mutoropa, não constavam do boletim de voto, a Comissão Nacional de Eleições decidiu anular o processo de votação naquela autarquia.
Segundo João Beirão, porta-voz da CNE, não se sabe como é que o nome e a imagem da candidata foram retirados porque “o material, antes de ser enviado para impressão, foi verificado inclusive pelos delegados de candidatura e não foi detectada nenhuma anomalia ou irregularidade”.
Assim sendo, “a CNE deliberou a anulação da eleição do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula”, o que significa que será realizado um novo escrutínio para a escolha do edil daquela autarquia, que deverá substituir o actual, Castro Namuaca.
Entretanto, devido a este facto, foi ainda suspenso o processo de apuramento dos resultados da eleição dos membros da Assembleia Municipal até o apuramento da votação do presidente do Conselho Municipal.
Refira-se que concorrem ao cargo de edil da terceira maior cidade do país quatro candidatos, nomeadamente Mahamudo Amurane, Adolfo Siueia, Mário Albino Muquissine e Filomena Mutoropa, do Movimento Democrático de Moçambique, da Frelimo, ASSEMONA e do Pahumo, respectivamente.