O bastão da Rainha da Inglaterra, Elisabeth II, que visa promover a 20ª edição dos Jogos da Commonwealth que vai decorrer na cidade escocesa de Glasgow, de 26 de Julho a 03 de Agosto próximos, está em Maputo desde a passada terça-feira (04).
No segundo dia do périplo em Moçambique, o bastão percorreu algumas artérias do município da Matola e de Boane, nas mãos dos atletas Alberto Mamba, Creve Machava e Sílvia Panguana, que também farão parte da comitiva que vai representar Moçambique nessa prova.
Naquela edilidade, o bastão teve duas paragens, nomeadamente, no Conselho Municipal e na Escola Primária 30 de Janeiro, antes de estar disponível ao público na Escola Secundária Joaquim Chissano, já em Boane. Aliás, foi no campo OlimpyÁfrica onde decorreram as cerimónias centrais de recepção da tocha, orientadas pelo dirigente máximo do Comité Olímpico de Moçambique, Marcelino Macome.
“A vinda deste bastão veio fortalecer a amizade entre Moçambique e os restantes países falantes da língua inglesa (Commonwealth). Espero que estes jogos possam contribuir para o desenvolvimento do desporto no país através do intercâmbio entre os atletas nacionais e de outros países”, disse, na ocasião, Marcelino Macome.
Moçambique vai a Glasgow competir nas modalidades de atletismo, boxe e judo, onde se espera, como tem sido característica, que os dirigentes nacionais estejam em maior do que os atletas na comitiva.