As autoridades da Saúde na província de Nampula, Norte de Moçambique, confirmaram ao @Verdade, na manhã desta segunda-feira (04), que há cólera neste ponto do país. As análises laboratoriais comprovaram a presença do vibrião que até semana passada é tido como uma simples diarreia, embora muita gente estivesse a ficar contaminada.
O Hospital Central de Nampula recebeu, esta segunda-feira, cinco doentes padecendo de cólera e que estão em tratamento. Neste momento, estão a ser distribuídos os medicamentos para o tratamento desta doença. Ainda não há registo de óbitos.
A porta-voz da Direcção Provincial da Saúde de Nampula, Joselina Calavete, disse que nos últimos sete dias foram diagnosticados 2.961 casos de diarreias, contra 3.581 em igual período do ano passado.
Apesar da indicação da cólera, as diarreias tendem a reduzir significativamente, segundo a fonte. O centro de tratamento desta enfermidade internou sete pacientes esta segunda-feira, um número bastante reduzido comparativamente ao das últimas sete semanas.