Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Casos de corrupção no INSS vão ser julgados em tribunal

$
0
0

Os processos-crime de corrupção registados em 2012 no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) já estão devidamente instruídos e em poder do tribunal para serem julgados, apurou, esta Segunda-feira, de acordo com um dos membros do Conselho de Administração daquela instituição dependente do Ministério do Trabalho.

“Os processos já estão ao nível dos tribunais e prontos para o seu julgamento”, indicou Adelino Buque quando segundo o Correio da Manhã sobre o assunto, remetendo-nos depois para o Departamento Jurídico do INSS para mais pormenores.

Diligências, entretanto, efectuadas junto do referido departamento fracassaram devido à ausência nos respectivos gabinetes dos seus responsáveis.

De lembrar que o pri- meiro caso de corrupção envolveu a empresa de Almerino Manhenje, an- tigo ministro do Interior e de Assuntos de Defesa e Segurança no mandato do ex-presidente da República, Joaquim Chissano, e era para serem sacados do INSS cerca de 25 milhões de meticais constantes da proposta da gráfica de Manhenje apurada em condições manifestamente corruptas para contratação da referida empresa para prestação de serviços de produção de cartazes, isqueiros e outro material de escritório considerado supérfluo.

A empresa havia ganho o concurso com uma proposta 14 milhões de meticais mais cara que a segunda de sete milhões de meticais e o concurso acabou sendo anulado por despacho da ministra do Trabalho, Hele- na Taipo.

Dois outros casos de corrupção no INSS despoletados consistiram na compra e reabilitação de uma mansão para a directora-geral da instituição, pagando cerca de 7,5 milhões de meticais e uma outra mansão para o PCA do INSS no valor de um milhão de dólares.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095