O Sporting de Nampula consolidou este fim-de-semana a liderança do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, o“Nampulense”, edição 2014, ao receber e vencer o Benfica de Monapo, pela marca de 2-1. Um resultado surpreendente da quinta jornada teve como protagonista o campeão em título, o Ferroviário de Nacala, que se viu travado pelo penúltimo classificado da prova.
Volvidas cinco jornadas do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, na sua edição de 2014, os adeptos do Sporting de Nampula já têm motivos para sorrir, uma vez que estão a atravessar bons momentos, quando comparados com os da época passada. Desde que a presente época arrancou, os leoninos de Nampula averbaram apenas uma derrota diante do Ferroviário de Nacala, campeão em título, que luta para revalidar esta proeza e concorrer para a ascensão ao Moçambola do próximo ano.
No pretérito fim-de-semana, os leões de Nampula receberam e derrotaram o Benfica de Monapo, formação que na época passada fez um bom campeonato, tendo sido apurada à poule norte, que igualmente disputou em pé de igualdade com os representantes de Cabo Delgado e Niassa.
Os resultados até aqui alcançados pelos pupilos de Usaras Muhamed não são apenas satisfatórios para os adeptos desta equipa. A alegria expande-se a todos os desportistas da cidade de Nampula, uma vez que há vários anos as equipas da capital provincial não ganham o campeonato provincial desta modalidade. Refira-se que o “Nampulense” está a ser bem disputado pelas equipas inscritas, a despeito de três equipas terem os mesmos objectivos que é vencerem o campeonato de modo a disputarem o apuramento da poule norte e, consequentemente, ascenderem ao Moçambola, na sua edição 2015. São elas o Ferroviário de Nacala, o Sporting de Nampula e o Sporting de Monapo.
As outras equipas, como são os casos dos Benfica de Monapo e de Nampula, Angoche Clube de Desportos e Futebol Clube Recreativo de Moma, estão apenas para recrear os seus adeptos, uma vez que estão cientes de que a prova máxima do futebol é onerosa, além de exigir que os clubes disponham de infra-estruturas desportivas aceitáveis, segundo os padrões da FIFA.
Ainda no fim-de-semana passado, o Ferroviário de Nacala deslocou-se até a cidade de Angoche e, quando menos esperava, dividiu os pontos em causa ao empatar a duas bolas com o penúltimo classificado da prova, o Angoche Clube de Desportos. Os Sporting de Nampula e o de Monapo ficaram mais tranquilos, uma vez que ambas somaram vitórias.
Por seu turno, o Benfica de Nampula, equipa treinada por Abdul Hanane, está a atravessar maus momentos, contando apenas uma vitória desde o início da maior prova futebolística da província. O “Nampulense” continua a ser um dos campeonatos provinciais mais disputados, arrastando milhares de pessoas todos os fins-de-semana. Nota positiva vai para o comportamento dos adeptos, pois ainda não foram reportados casos relacionados com tumultos nos campos que acolhem as provas. Por outro lado, é de louvar a atitude exemplar dos jogadores dentro das quatro linhas. De referir que desde que esta prova iniciou ainda não houve nenhum cartão vermelho.
Resultados da 5ª jornada
Angoche Clube de Desportos 2 x 2 Ferroviário de Nacala
Sporting de Monapo 1 x 0 Benfica de Nampula
Sporting de Nampula 2 x 1 Benfica de Monapo
Próximo fim-de-semana reservado à Taça de Moçambique
De acordo com o comunicado oficial no 011/APFN/2014, a sexta jornada do “Nampulense” fica cancelada para dar lugar aos jogos da Taça de Moçambique, fase provincial, tendo para o efeito sido realizado o respectivo sorteio referente à 1ª eliminatória, que ditou o seguinte calendário:
Jogos da Taça de Moçambique fase provincial
Ferroviário de Nampula - Sporting Clube Recreativo de Monapo
Angoche Clube de Desportos - Desportivo de Nacala
Benfica de Monapo - Futebol Clube de Moma
Sporting de Nampula - Ferroviário de Nacala