De acordo com o sorteio realizado no último domingo (27), na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), Moçambique terá como primeiro obstáculo o desconhecido Sudão do Sul a caminho do Campeonato Africano das Nações de Marrocos. A eliminatória terá duas “mãos”, sendo a primeira a se realizar em Maputo.
Os Mambas vão disputar a primeira partida em solo pátrio e num campo ainda por indicar, entre os dias 17 e 18 de Maio próximos. A segunda “mão” terá lugar na cidade Juba, capital do Sudão do Sul, entre 31 de Maio e 01 de Junho.
Em caso de transição para a fase de seguinte, o combinado nacional poderá defrontar o vencedor da eliminatória envolvendo as selecções da Tanzânia e do Zimbabwe. Os jogos da segunda eliminatória estão agendados para próximos os dias 19, 20 de Junho (1ª “mão”), 02 e 03 de Agosto (2ª mão).
Depois das eliminatórias e sempre no caso de Moçambique avançar, seguir-se-á a fase de grupos de apuramento, em que os “Mambas” poderão estar alistados no grupo F juntamente com as selecções da Zâmbia, Cabo Verde e Níger, sendo que desta se qualificam para o CAN de Marrocos os primeiros dois posicionados, bem como o melhor terceiro classificado de toda a etapa.
Quem é o Sudão do Sul?
É um desconhecido do futebol africano, de um país que existe há exactamente três anos, ou seja, que se tornou independente a 09 de Julho de 2011. Curiosamente, a selecção daquele país do Nordeste de África efectuou somente três jogos oficiais até ao presente momento, tendo somado apenas todas.
Estreou-se no mundo do futebol a 30 de Novembro de 2013, diante do Quénia, com uma derrota de 3 a 1. Três dias mais tarde perdeu dentro de casa diante da Etiópia por 2 a 0. Neste ano efectuou apenas uma partida oficial diante do Botswana, em Gaberone, tendo sido goleado por 3 a 0, a 05 de Março último.
Apesar da condição de novato, o Sudão do Sul não se difere muito de Moçambique que não vence jogos oficias desde 28 de Julho de 2013, quando derrotou a Namíbia por 3 a 0. De lá para cá, os Mamba de João Chissano averbaram quatro derrotas e consentiram cinco empates.