Tem lugar na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, nos dias 20 e 21 de Junho, o primeiro Dia Aberto que se configura como uma actividade de natureza cultural e académica, em que a mais antiga instituição de ensino superior moçambicana fará – para o público – a exposição dos cursos que ministra promovendo uma actuações artísticas.
De acordo com a organização, a iniciativa começa a partir das 8h devendo terminar às 18h e terá lugar no principal campus universitário. Trata-se de um evento que tem o objectivo de apresentar os cursos e as actividades desenvolvidas nas faculdades e escolas da UEM aos estudantes e ao público em geral: alunos do ensino secundário, instituições de investigação, empresas, indústrias nacionais e estrangeiras, parceiros de cooperação e aos demais interessados.
Entre as actividades que irão decorrer nos dois dias, os organizadores dão maior enfoque para a divulgação dos cursos de licenciatura, “através de exposições e realização de pequenas experiências demonstrativas, por parte de estudantes dos diferentes ramos de especialização, incluindo visitas guiadas a algumas unidades orgânicas da UEM”. Também serão promovidos os exames de orientação vocacional e psicológica e uma feira de saúde.
No último dia será realizado um concerto musical envolvendo artistas conceituados como, por exemplo, José Mucavel, Iveth e Lourena Nhate. Espera-se que participem, no evento, mais de 10 mil pessoas.