Apesar do empate diante do Ferroviário de Nacala, os leoninos de Monapo mantêm-se na liderança do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula. Aliás, este foi um confronto entre os dois primeiros classificados desta prova, à entrada da 11ª jornada, numa partida bastante contestada pelos locomotivas que acusaram os adversários de terem “comprado” os árbitros. Na mesma ronda, o Sporting de Nampula derrotou o Benfica da mesma cidade no clássico desta região do país.
A sensivelmente três rondas do término da edição 2014 do Nampulense, o Sporting de Monapo continua na linha da frente rumo à conquista do troféu.
No pretérito fim-de-semana, aquele conjunto recebeu em casa o Ferroviário de Nacala e empatou sem abertura de contagem.
Numa partida intensa, em que a turma locomotiva pressionou os árbitros ao contestar todos os lances que eram assinalados contra si, alegando que os donos da casa haviam comprado o jogo, as duas equipas não foram capazes de traduzir em golos as inúmeras oportunidades que foram criando ao longo dos noventa minutos.
Com este empate sem abertura de contagem, os leoninos mantêm-se na primeira posição com 19 pontos, enquanto o Ferroviário de Nacala caiu para a terceira com 16, em virtude de o Sporting de Nampula ter derrotado o Benfica por 2 a 1 no clássico da chamada “capital do norte” do país.
Contudo, a turma locomotiva tem um jogo a menos. Jogo decisivo na próxima jornada Na próxima ronda, o líder desta competição, o Sporting de Monapo, desloca-se à cidade de Nampula para defrontar o actual segundo classificado, o também Sporting desta urbe.
Separadas por apenas um ponto na tabela classificativa, estas equipas protagonizam um embate que é de capital importância na medida em que vai decidir quem poderá entrar na penúltima ronda no topo. Enquanto isso, o vencedor da edição passada desta prova, o Ferroviário de Nacala, tem uma oportunidade ímpar para continuar a sonhar com a revalidação título, visto que terá pela frente o Angoche Clube de Desportos, o actual lanterna vermelha.
Ainda nesta ronda, o Benfica de Monapo, que soma 12 pontos no quarto lugar, vai jogar em casa diante do Benfica de Nampula, enquanto o FC de Moma não actuará neste fim-de-semana devido ao número ímpar das equipas participantes.
COPAF preocupada com a má arbitragem
De acordo com uma fonte próxima da Comissão Provincial de Árbitros de Futebol de Nampula (COPAF), nos últimos dias este organismo tem vindo a promover palestras e encontros com os árbitros, com o objectivo de aconselhar os “donos” do apito a distanciarem-se de esquemas de viciação de resultados, sobretudo neste período crucial do Nampulense.
“Isto tem em vista, igualmente, evitar cenas de violência nos campos, o que pode resultar em ferimentos e mortes”, disse a nossa fonte que solicitou o anonimato, por não se tratar de uma fonte oficial.
Quadro completo de resultados:
Sporting de Monapo 0 – 0 Ferroviário de Nacala
Sporting de Nampula 2 – 1 Benfica de Nampula
FC de Moma 3 – 1 Angoche CD
Próxima jornada
Sporting de Monapo X Sporting de Nampula
Ferroviário de Nacala X Angoche CD
Benfica de Monapo X Benfica de Nampula